Enquanto sua máquina está parando, você está deixando de ganhar dinheiro e pondo em risco seu sistema de segurança

Enquanto sua máquina ou equipamento estiver parando vagarosamente, tanto o operador quanto a máquina estão ociosos e suscetíveis a acidentes. Entretando, existe uma forma simples, econômica e efetiva de eliminar esse tempo ocioso e melhorar a segurança e eficiência do seu equipamento.

A Santex desenvolveu um freio completamente eletrônico, que é capaz de parar um motor de corrente alternada de forma tão rápida quanto este atinge sua velocidade de regime. Muito bem aceito pela indústria, é facilmente instalado em qualquer equipamento elétrico, em apenas 15 minutos. Nenhuma modificação do equipamento é necessária e a compacta uniade pode ser instalada em qualquer lugar. A operação de frenagem é suave, silenciosa e automática.

O freio eletrônico Santex é utilizado em equipamentos de produção, a fim de aumentar a sua produtividade. A construção modular compacta, assegura confiabilidade; sua operação é livre de manutenção em milhares de ciclos de e taxa de serviço de milhares de vezes por hora. Isso faz do Freio Eletrônico Santex um efetivo e singular equipamento de redução de custo. O investimento é rapidademente recuperado, melhorando a lucratividade enquanto atinge metas de segurança.

Metas de segurança

Vantagens do freio eletrônico Santex sobre os demais sistemas de frenagem

O Freio Eletrônico Santex pode ser monatado distânte da máquina ou equipamento. Isso signifca ser desnecessário modificar a máquina para sua instalação, com a vantagem de eliminar os problemas de poeira e contaminação por óleo. Os tempos de manutenção e instalação são minimizados. Não há peças que sofram desgastes, e não são necessárias quaiquer outras fontes adicionais de energia, além da elétrica. A mesma linha de força que alimenta o motor serve ao freio eletrônico Santex. A energia é dissipada somente durante o ciclo de frenagem. Em qualquer hipótese você jamais cometeria um engano na escolha do modelo, pois, o freio é totalmente ajustável para uma faixa de frenagem estipulada, e opera com qualquer potência de motor, até o limite máximo de frenagem do referido freio. Sua versatilidade é ilimitada. Não existem peças adicionais a comprar.

Veja como o freio eletrônico Santex funciona

O Freio Eletrônico Santex é um equipamento que objetiva frenar ou reduzir a velocidade dos motores de indução, automaticamente. Quando o botão de parada é acionado, o freio converte uma parte da corrente alternada que alimenta o motor, em uma corrente continua controlada, a qual, alimenta temporariamente o motor. O Freio Eletrônico Santex, converte o motor elétrico em seu próprio freio, criando um campo estacionário, produzindo a ação de redução de velocidade até a parada total, num tempo bastante reduzido. A frenagem se dá no sentido de giro do eixo do motor, não ocorrendo reversão do mesmo após a parada. Isso permite uma frenagem com torque ajustável e isenta de vibrações. O reacionamento do motor não ocorre até que o ciclo de frenagem se complete, mesmo que o operador acione acidentalmente o botão de partida durante a frenagem. Isto é uma segurança para ambos, operador e máquina.

Funcionamento

O freio eletrônico Santex oferece um completo e instantâneo controle de frenagem

O freio oferece a frenagegem de motores de corrente alternada em décimos de segundos, e pode fazer isso repetidamente ao longo do tempo sem nenhum efeito adverso, tanto para o equipamento como para o freio.

Operação totalmente automática

A partida de qualquer equipamento não é diferente dos procedimentos requeridos para máquinas não equipadas com o freio eletrônico Santex.

A grande diferença é que as máquinas equipadas com o freio eletrônico, quando um botão ou sensor é acionado, o motor pára de forma automática e instantanemente. Após o tempo de frenagem, a máquina pode ser imediatamente reacionada.

Frenagem com torque ajustável

O Freio Eletrônico Santex é dotado de um circuito eletrônico que permite controlar o tempo de parada, conforme desejar. Este sistema permite o controle de energia de frenagem, bem como do tempo que ela é aplicada para parada total do eixo do motor. O ajuste pode ser facilmente alterado sempre que se fizer necessário.

Fácil de instalar

O freio é ligado diretamente à linha de energia do contador de partida do motor. Não são necessários ferramentas nem habilidades especias para a sua instalação

Nenhuma modificação ou instalação mecânica são requeridas

Pode ser instalado em qualquer local. Todo circuito do freio está contido em um gabinete isolante.

Fácil manutenção

Sendo o freio dotado de construção modular, o circuito de comando eletrônico torna-se facilmente substituível, bem como os demais componentes. Não requer desmontagens especiais e sua instalação pode ser feita longe da máquina, o que facilita a sua manutenção.

Alta confiabilidade

O freio não usa nenhuma fonte de consumo de energia, nenhum transformador que gere calor, ou banco de capacitores e não produz qualquer aquecimento significativo, tanto no freio como o motor. O circuito eletrônico do freio assegura completa confiabilidade.

Onde utilizar

O freio eletrônico Santex vem sendo utilizado na indústria para aumentar a produção e melhorar a segurança operacional, em aplicações tais como: equipamentos de produção, como máquinas operatrizes, transportadoraes aéreos, equipamentos de transmição de força, centrífugas, esmeris, serras, máquinas de marcenaria, maquinário de processo, metalúrgica, máquinas texteis, equipamentos de mivimentação de materiais, atendendo a todo tipo de indústrias que possue máquinas ou equipamentos em que se precise parar um motor elétrico de indução trifásico, ligado em linha de corrente alternada.

Utilização

Baixo custo de instalação

O custo de instalação do Freio Eletrônico Santex é menor do que os demais. E se você considerar as facilidades de manutenção, o Freio Eletrônico Santex leva vantagens sobre os freios convencionais.

Especificações

O freio foi desenvolvido para operar automaticamente, numa variada gama de tensões. Assim, basta a mudança de uma conexão para que ele opere em redes de 220V, 380V, 440V. A tensão do comando é de 110V ou 220V, independentemente da tensão do comando da máquina. Incorpora elementos de proteção, e ajustes micrométricos de corrente de frenagem e de tempo de atuação do freio.

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